IPTUInconstitucionalidade

O escritório de advocacia Rômulo Cavalcante Mota Advogados Associados está há mais de cinquenta anos no mercado, com centenas de clientes e experiência em milhares de processos judiciais.

Saiba mais

IPTU - INCONSTITUCIONALIDADE

  • Somos o escritório que possui o maior número de processos contra o Municipio do Rio de Janeiro. São milhares de ações, em defesa dos contribuintes, em razão da inconstitucionalidade das aliquotas progressivas. Mas, por incrivel que pareça, o Municipio continua cobrando dos contribuintes, em 727 mil execuções fiscais.

    Até o exercício de 1998, o Municípo do Rio de Janeiro cobrava IPTU, TIP, TCLLP, isto é, imposto predial, taxa de iluminação pública e taxa de coleta de lixo e limpeza pública. As taxas eram inconstitucionais.

  • Se você estiver devendo IPTU até 1999, não precisa se preocupar, ainda que exista executivo fiscal e ou penhora. Você pode se defender para não perder o seu imóvel. Você pode embargar o executivo fiscal. Você pode ingressar com ação para anular todos os lançamentos fiscais até o exercício de 1999.

    A partir do exercício de 2000, o contribuinte não mais poderá discutir alíquotas progressivas. Poderá, entretanto, discutir a legalidade do valor venal (valor que o imóvel alcançaria caso vendido)

31/10/2011 - STF - PLENO - ISENÇÕES CONFIGURAM PROGR


STF - PLENO - ISENÇÕES CONFIGURAM PROGRESSIVIDADE - 355.046 - SÃO PAULO

RECURSO EXTRAORDINÁRIO 355.046 - SÃO PAULO

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
PLENÁRIO
RE n. 355.046-SP
Direito tributário. IPTU. Progressividade, antes da Emenda Constitucional n. 29/2000. Impossibilidade, ainda que pela via obliqua de isenções graduais.

STF-PLENO-ISENCOES-CONFIGURAM-PROGRESSIVIDADE.pdf

Notícias